Proteger os pneus Para que um veículo esteja são e salvo como um todo, a qualidade e o estado de todas as suas partes são fundamentais, especialmente os pneus. Os seus pneus são o ponto de contacto do seu carro com o chão, a menos que o capote frequentemente. Por conseguinte, são as peças mais importantes que o seu carro tem, se quiser realmente uma condução segura.

É claro que também tem de proteger os seus pneus quando o seu veículo está parado. A maioria das pessoas que compram um veículo clássico ou um veículo de luxo de gama alta quereria armazená-los durante semanas sem se deslocar devido à depreciação e aos custos.

Este artigo gostaria de explicar como pode proteger os seus pneus e que tipo de medidas pode tomar enquanto protege os seus pneus. Gostaríamos especialmente de chamar a atenção para pontos vitais como a prevenção de manchas planas, deformações e secura. Descobrirá porque são essenciais para uma experiência de condução segura.

Com que frequência precisa de verificar os pneus?

A fiabilidade de uma ferramenta ou de uma peça que pode desistir a qualquer momento é duvidosa. Por conseguinte, todos os aspetos de um veículo devem ser verificados quanto à integridade e regularmente reparados; caso contrário, problemas menores combinam-se para causar problemas significativos de funcionamento. Os pneus não são uma exceção; necessitam de cuidados constantes.

Os pneus são as partes mais críticas que fazem o carro existir. Por conseguinte, os condutores devem pelo menos verificar a saúde dos seus pneus uma vez por mês - uma verificação que apenas alguns fazem. Normalmente, as pessoas preferem verificá-los durante as mudanças de estação, o que simplesmente não é suficiente. Não verificar o estado de saúde dos pneus pode causar muitos problemas a longo prazo.

Há muitas coisas a considerar com os pneus, especialmente em termos de experiência de condução e segurança. A maioria das pessoas tem uma ideia de como é um carro 'bom', mas também há características que precisam de extrema atenção para possuir um bom carro.

A importância do armazenamento de pneus

Os pneus têm uma estrutura que parece simples do exterior. Não parece precisar de qualquer manutenção ou atenção, mas isto é apenas uma ilusão. Como cada parte de um carro, os pneus são feitos de materiais com propriedades específicas, e devem ser sempre protegidos. Caso contrário, pode facilmente estragar a natureza destes materiais ou danificar as suas funções.

Após guardar o seu veículo durante uma média de 4 semanas, torna-se mais fácil e mais simples danificar os pneus. Este tempo pode variar em função do material e da qualidade do pneu. Ainda assim, estatisticamente, a probabilidade de danos aumenta sempre à medida que o tempo passa, porque a percentagem de exposição aumenta.


Quando precisa de guardar o seu carro clássico ou de luxo por mais do que um certo período, muitas questões podem surgir na sua mente; isto é bastante normal. No entanto, há muitos pontos a considerar para ter uma experiência de condução saudável após o armazenamento. Por vezes, obter ajuda da tecnologia e equipamento adequado afeta positivamente a função do seu carro e a experiência de condução no futuro.

A tentativa de conduzir com pneus que não funcionam ou com pneus avariados representa um perigo potencial para a saúde tanto do carro como do condutor. Portanto, deve seguir as recomendações para garantir a saúde dos pneus durante o armazenamento e cuidar deles corretamente.

O seu veículo passará um tempo considerável longe do movimento normal, o que é contra a natureza das rodas e necessita de atenção. Ao tomar as suas próprias precauções, fará um investimento significativo no seu veículo, considerando todos os pontos possíveis.

Condições que podem danificar os pneus durante o armazenamento

Não existe tal coisa como o único problema em armazenar carros durante muito tempo sem se mover; muitas questões podem combinar-se de diferentes maneiras e prejudicar o funcionamento do carro. Por exemplo, pode estar preocupado com a segurança do veículo que armazena no exterior, ou pode antecipar os danos causados pelas condições meteorológicas. Além disso, as deformações externas podem ser causadas pela interação com a natureza ou com as pessoas.

A exposição de carros clássicos ou de luxo ao sol causa diretamente danos significativos devido aos raios UV. Quando o sol e os raios UV atingem diretamente os pneus, afetam negativamente a sua saúde porque a borracha vai aquecer. Como resultado, pode haver defeitos como o desgaste dos pneus.

É possível resolver eficazmente este problema natural causado pelo sol através da utilização de capas para automóveis que protegem dos raios UV. Revestimentos feitos de materiais à prova de UV asseguram que os seus pneus são protegidos não só dos raios, mas também de outras substâncias, tais como pó e fumo.

Lembre-se de que os seus pneus podem ser fisicamente deformados de muitas formas diferentes durante o armazenamento. Além disso, tudo pode acontecer dentro ou fora de casa, porque a maioria das substâncias tem um agente nocivo.

Embora a mancha plana seja a forma mais comum de deformação nos pneus, é possível ver diferentes padrões de desgaste em todos os pneus. Também podemos contar como deformação a abrasão da superfície, arranhões em qualquer ponto, ferrugem nas partes de metal-ferro, ou derretimento da borracha. Ainda que todos estes pareçam ser questões físicas, são questões importantes que precisam de ser abordadas. Para assegurar a saúde de um pneu, deve verificá-lo frequentemente e consultar especialistas a intervalos regulares.

Prevenção de deformação dos pneus

Já explicámos por que razão se deve usar uma capa de automóvel para evitar os efeitos nocivos do sol e protegê-lo dos raios UV. As coberturas para automóveis que têm uma camada protetora contra os raios UV garantem que os seus pneus e, de facto, todas as superfícies do seu automóvel não sejam afetadas por possíveis danos solares.

Pode sempre prevenir danos potenciais, detetando e mantendo os seus pneus regularmente. Por exemplo, pode livrar-se das desvantagens da poluição ao aplicar produtos de cuidado únicos em todas as superfícies do seu carro, incluindo os pneus.

Ao escolher produtos de cuidado de pneus, deve ter o cuidado de escolher um que não contenha silicone e que, ao mesmo tempo, não deixe pó. Caso contrário, não estará a fazer um favor ao seu veículo. Os produtos de limpeza sem fosfatos e pulverizáveis são fáceis de utilizar e mostram a máxima eficácia na limpeza dos pneus.

É também imperativo secar adequadamente os pneus do seu veículo após a utilização de tais produtos de limpeza. Os pneus demasiado húmidos são suscetíveis de ficarem danificados e danificarem outras superfícies. Mesmo assim, se utilizar um produto de limpeza de evaporação rápida, não tem de se preocupar com estes problemas, mesmo em ambientes muito húmidos.

Os pisos duros não são seus amigos porque não são realmente adequados para os seus pneus, especialmente quando guarda o seu carro durante muito tempo. Além disso, a rugosidade da superfície do solo pode causar uma mancha plana nos pneus, ao contactar as rodas durante muito tempo nesse local.

Utilizando quatro tapetes de pneus que pode colocar debaixo dos pneus do seu veículo pode cortar diretamente o contacto da superfície do pneu com o solo, e deve evitar a deformação dos pneus, proporcionando o local perfeito para eles se manterem de pé.

Estes tapetes são construídos para lidar com a pressão do pneu graças à sua inclinação e altura, para que possam suportar com sucesso o peso de qualquer carro. Além disso, uma vez que são feitos de borracha flexível, mantêm a forma do pneu e facilitam o assentamento no veículo devido às suas dimensões. Como resultado, a espessura dos tapetes utilizados para veículos clássicos ou de luxo pode variar.

Investimento na proteção dos pneus

Todas as partes do seu carro são importantes, mas são os pneus que fazem o trabalho mais exigente, carregando a coisa toda. Portanto, se vai investir na manutenção do seu carro, deve começar com os pneus.

Os pneus protegidos terão sempre uma experiência de condução mais saudável no futuro. Neste caso, a compra de equipamento especial para os seus pneus é na realidade um investimento porque, graças a esse equipamento, não tem de mudar os seus pneus quando decide tirar o seu carro do armazenamento.

Se prestar atenção e escolher os produtos certos, terá sempre um efeito positivo. Como mencionámos no início do artigo, os danos e deformações começam a aparecer nos pneus dentro de uma média de um mês após o início do armazenamento, pelo que quanto mais cedo tomar medidas, melhor será para proteger os seus pneus.

Lembre-se de que todos os produtos de proteção de pneus que fornecemos e recomendamos são adequados até para veículos clássicos ou de luxo. Além disso, não contêm substâncias que irão danificar as superfícies do seu veículo e são amigos do ambiente.

Com tapetes de proteção de pneus para automóveis, pode proteger o seu carro de manchas planas e prevenir outras deformações simultaneamente. Também, com o Brilho de Pneus da Cover Company, pode limpar rodas, janelas, espelhos, plástico, vinil, e muitas outras superfícies duras e limpar a sujidade. Graças à sua estrutura sem abrasivos, pó e manchas, pode ter a certeza da limpeza de toda a superfície do seu carro.

Se quiser examinar os nossos produtos com mais detalhe ou obter mais informações, pode contactar-nos ou fazer compras na nossa loja online. Nas nossas páginas de produtos, pode aceder a muitas características dos nossos produtos.

Não se esqueça de consultar as nossas capas interiores e exteriores para obter a melhor proteção que pode obter para o seu carro.