proteger investimento carros classicosUm carro clássico torna-se um clássico por uma razão. Não tem de ser o primeiro modelo alguma vez fabricado, mas os carros clássicos provaram manter o seu valor ou mesmo aumentar de valor com o passar do tempo. Este facto levou muitas pessoas a investir significativamente em carros clássicos, gastando muitas vezes grandes somas de dinheiro para os devolver à sua glória original, bem como a gastar milhares mais em acessórios e outras delicadezas que fazem brilhar estas belezas clássicas.

Mas de que serve um investimento se não o proteger devidamente para manter aquela condição imaculada a que o restaurou? Infelizmente, muitas pessoas esquecem-se que simplesmente estacionar o carro clássico numa garagem coberta faz pouco mais do que manter o pó afastado dele. Claro que isto é útil, mas negligenciar o carro clássico pode causar danos graves ao longo do tempo; todos nós preferimos evitá-lo.

Neste artigo, falaremos de várias formas de proteger o seu investimento através de manutenção, capas para automóveis clássicos, proteção de pintura, armazenamento de automóveis e artigos que o ajudam a proteger o carro ao longo do tempo, especialmente se quiser conduzi-lo de tempos a tempos ou se quiser armazená-lo por longos períodos por qualquer razão.

Simplesmente construído de forma diferente

Há muitas coisas a considerar para os manter o aspeto e funcionamento quando se trata de carros clássicos. Para além da manutenção geral dos automóveis, os proprietários de automóveis clássicos precisam de ser especialmente cuidadosos com a manutenção dos veículos.

Uma coisa importante a ter em mente é que os carros clássicos requerem frequentemente diferentes tipos de cuidados do que os carros modernos. Por exemplo, muitos carros clássicos precisam de ser afinados regularmente e ter os seus óleos trocados, enquanto que a maioria dos carros modernos apenas requerem uma troca de óleo a cada 8.000-16.000 quilómetros.

A tecnologia utilizada nos carros mais antigos é totalmente diferente da que se espera nos veículos modernos. É por isso que é imperativo que encontre um especialista em manutenção de automóveis clássicos se não puder fazer a manutenção por si próprio. Muitas oficinas que apenas manuseiam carros modernos simplesmente não terão alguns conhecimentos vitais necessários para a manutenção de carros clássicos.

Outro fator a ter em mente é que os carros clássicos poderiam beneficiar de diferentes tipos de combustível, como a maioria dos carros modernos beneficiaria. Por exemplo, o etanol é um bom combustível para a maioria dos motores de carros modernos, mas o etanol pode causar problemas em carros clássicos fabricados com carburador. As misturas com etanol irão corroer um carburador e torná-lo inútil.

O motor de um automóvel clássico depende da gasolina para passar através do motor e queimar rapidamente com ar (uma explosão controlada). Este tipo tradicional de combustão é chamado de alta taxa de incêndio, porque requer muita energia concentrada para substituir os gases de combustão mais quentes que restam desde o primeiro ciclo da explosão.

A importância do coreto armazenamento do automóvel

Uma das coisas mais importantes que pode fazer para proteger o seu carro clássico é armazená-lo num local onde estará a salvo dos elementos naturais. Assegurar que os carros clássicos são mantidos afastados de fatores ambientais como chuva, neve e poeira é um passo essencial para manter estas belezas clássicas em boas condições e protegê-los contra a corrosão.

Expor o seu carro ao sol, vento, chuva e neve pode causar danos sérios ao longo do tempo, por isso é crucial encontrar um lugar onde possa ser protegido das intempéries. Isto pode significar investir numa garagem, numa unidade de armazenamento de automóveis ou encontrar um local para o estacionar dentro de casa, onde será protegido dos elementos.

Outro fator para a proteção do automóvel clássico é a temperatura. Infelizmente, as temperaturas extremas também podem causar danos, pelo que se desejará encontrar um local fresco no Verão e um local quente no Inverno. Isto pode ser mais difícil de encontrar, mas vale a pena procurar a fim de manter o seu carro clássico seguro.

Ao armazenar veículos clássicos, é extremamente importante evitar a luz solar que pode desbotar a pintura, causar rachas nos pára-brisas e envelhecer os tecidos interiores mais rapidamente do que seria natural.

Pode surpreendê-lo a que condições nocivas os carros clássicos podem ser expostos, mesmo quando se assume que foram guardados em segurança no seu interior. Por exemplo, um carro clássico ainda pode ser exposto a raios UV prejudiciais através de uma janela, o que pode desbotar a pintura do carro clássico e causar fissuras no pára-brisas.

Proteção interior para o carro

Quando se trata de proteção de automóveis clássicos, uma capa de automóvel interior é uma escolha popular para proteger o automóvel do pó e de outros elementos exteriores, mesmo quando estes são armazenados no interior. Estas capas para automóveis clássicos são feitas de materiais que protegem o seu veículo do pó, sujidade e outros detritos. Também protegem o automóvel dos raios UV nocivos do sol. A proteção para carros clássicos é uma excelente opção para proporcionar uma proteção extra quando guarda o seu automóvel no interior para o manter limpo e protegido do pó.

Há muitos tipos diferentes de capas para carros de interior disponíveis, por isso é essencial escolher uma que seja do tamanho certo e adequada ao seu veículo. É também importante selecionar uma cobertura que seja feita de materiais de alta qualidade. Se escolher uma cobertura feita de materiais de baixa qualidade, pode não proteger o carro tão bem como gostaria, e acaba por ter de comprar outra cobertura que o faça de qualquer forma. Assim, poderá também investir numa cobertura adequada, da mesma forma como investiu no seu carro.

Proteção ao ar livre para o seu carro

A cobertura exterior é obrigatória para qualquer pessoa com um carro clássico. Com o passar do tempo, os elementos exteriores cobram a sua portagem nos componentes exteriores do veículo, incluindo o acabamento de pintura de automóveis clássicos. Os veículos estacionados no exterior sem proteção sofrem descoloração, danos devido à radiação ultra-violeta e oxidação das superfícies pintadas.

Uma boa cobertura protegerá o seu carro dos elementos, mantendo-o em excelentes condições durante anos. Existem muitos tipos diferentes proteções para carros clássicos disponíveis para automóveis, por isso não se esqueça de escolher uma que seja mais adequada às suas necessidades.

As capas para automóveis clássicos vêm em vários materiais, incluindo algodão, vinil e poliéster. Também vêm numa variedade de cores, por isso pode escolher uma que se adeque à pintura do seu carro. Além disso, as capas para clássicos de exterior são resistentes à água, o que é ótimo para manter o veículo seco durante as tempestades. A condensação é o maior inimigo do carro. Se a humidade se mantiver durante um longo período de tempo, irá amortecer o carro e deixar que o bolor e a ferrugem se acumulem. É crucial escolher uma cobertura que seja respirável para evitar a condensação. Deve também manter um desumificador no veículo se planeia armazená-lo por um longo período de tempo.

As capas para automóveis são consideradas um acessório essencial na vida do proprietário de um automóvel clássico, porque protegem o exterior do automóvel clássico contra a corrosão causada pelo tempo frio, bem como contra causas naturais como a chuva ácida, que provocará ferrugem se deixar o veículo desprotegido.

Quando se tem um automóvel clássico, quer ter a certeza de o proteger da melhor forma possível. É por isso que investir numa capa de automóvel à medida é sempre a melhor opção. Por vezes, o seu carro clássico simplesmente não terá um ajuste decente dentro de qualquer cobertura de proteção de tamanho padrão. Estas capas para carros feitas à medida são feitas à medida para proporcionar o melhor ajuste ao seu investimento no automóvel clássico e oferecer a melhor proteção.

As capas para automóveis clássicos à medida são feitas de materiais de poliéster 100% de qualidade e respiráveis, com um forro interior de velo macio para proteger contra arranhões pela própria capa.

Proteção de automóveis clássicos contra danos solares

Em alguns casos, poderá querer levar o seu carro para fora para o deslocar ou levá-lo para uma viagem. No entanto, não quer ter de se preocupar com cada raio de sol a bater na sua pintura. Há várias maneiras de proteger a camada de tinta do seu carro dos raios UV nocivos, uma vez que as tintas mais antigas simplesmente não foram feitas para resistir aos raios UV. E mesmo que tivesse o seu clássico abençoado com uma nova pintura, vai querer protegê-la.

A melhor forma de proteção do automóvel clássico é instalar uma película de proteção da pintura que proteja o verniz do seu automóvel com uma película protetora contra pequenos danos e o sol. Uma película de proteção de pintura clara pode ser colocada no seu veículo e dar-lhe-á paz de espírito, em especial quando estiver a deslocar o seu carro de um lado para o outro.

A película de proteção da pintura compreende três camadas: uma camada primária, uma camada adesiva e uma camada superior transparente que protege o adesivo de arranhar ou descascar. O que é notável nas películas de proteção da pintura é que são à prova de riscos. Isto significa que quaisquer danos feitos à película de proteção da pintura não aparecerão na própria pintura do carro. É possível restaurar quaisquer danos menores como pequenos arranhões com o calor. Se um arranhão for demasiado profundo para ser corrigido pelo calor, pode simplesmente substituir essa parte da película em vez de ter de refazer o carro inteiro.

Uma película de proteção da pintura do automóvel permite-lhe criar uma barreira completa entre a sua superfície pintada e o mundo exterior. Também lhe permitirão proteger a carroçaria do seu veículo contra danos menores.

Outros itens para proteger o seu investimento no automóvel clássico

As almofadas de pneus são uma ótima forma de proteger os pneus do seu carro enquanto não estão em uso. As almofadas de pneus são concebidas para reduzir o risco de pontos planos quando mantém o seu carro estacionado por períodos mais longos.

Funcionam fornecendo uma superfície tipo almofada que se molda à forma do seu pneu e ajuda a manter o seu pneu redondo, o que por sua vez ajuda a manter tanto o pneu e o chassis em boas condições. São uma ótima opção se não for utilizar o seu carro durante um período de tempo prolongado, pois ajudarão a evitar que os pneus formem pontos planos que acabarão por significar a sua substituição total.

A proteção de vidro para carros clássicos é também vital para manter o veículo em boas condições. Existem alguns tipos diferentes de protetores de vidro que pode utilizar, mas deve sempre consultar um profissional para ver qual seria a melhor opção para o seu carro. Um tipo de protetor que é muito utilizado é uma película que é aplicada nos próprios vidros. Esta película ajuda a evitar que o vidro seja riscado ou danificado, e também ajuda a mantê-lo limpo.

Quando se trata da proteção de um automóvel clássico, uma boa cera é fundamental. No entanto, nem todas as ceras são criadas iguais - algumas são melhores para carros clássicos do que outras. Em geral, pretende uma cera que proteja o seu veículo dos elementos enquanto este estiver estacionado durante muito tempo.

As capas para automóveis que fornecemos são feitas de tecido de poliéster 100% resistente à água, um material conhecido pela sua durabilidade e tenacidade.

Por isso, se procura proteger o seu carro clássico e ao mesmo tempo preservar o seu valor ao longo do tempo, contacte-nos hoje!

A nossa equipa de especialistas terá todo o prazer em ajudá-lo em todos os aspetos de como melhor guardar o seu veículo clássico, tanto no interior como no exterior, ou, se necessário, uma cobertura interior.