Mille Miglia 2023

A edição mais longa na história da 1000 Miglia chegou ao fim, com as tripulações cruzando a Itália e percorrendo 2200 quilômetros ao longo dos cinco dias de competição. Passando pela chuva persistente antes de chegar a Roma e pelo sol escaldante de Alexandria, os participantes completaram uma longa corrida que os levou a fazer uma parada em Cervia-Milano Marittima antes de chegar à capital, subir a Parma e concluir em Milão, com uma parada na Piazza Duomo e chegada a City Life para a última noite de corrida antes de chegar a Brescia.

No final, os atuais campeões (e sua quarta vitória) conseguiram: superando alguns contratempos no início da tarde, desde a saída da segunda etapa eles se confirmaram como a equipe a ser batida, deixando a disputa pelo segundo e terceiro lugar no pódio para seus oponentes. Andrea Vesco conquista assim seu quarto título consecutivo (de um total de seis), enquanto Fabio Salvinelli iguala Giuliano Canè com três vitórias. "No começo houve desafios", declarou Vesco com os motores desligados, "então mantivemos um ritmo constante com poucas penalidades. Só quando competi com meu pai consegui um resultado tão bom, estou muito orgulhoso de ter alcançado este resultado histórico".

Os 420 carros (405 + 15 na Lista Especial) enfrentaram cinco etapas e mais de 2000 quilômetros, chegando a Piemonte como em 1947-1948 e fazendo uma parada em Milão para a última noite de corrida.
Em 13 de junho, a Patrulha Acrobática Nacional ofereceu emoções voando sobre a rua Viale Venezia: os participantes e o público, por alguns minutos com a cabeça erguida, puderam admirar as acrobacias da formação da Força Aérea, que marcou a saída oficial da Mille Miglia 2023.

Atrás do Alfa Romeo 6C 1750 SS Zagato de 1929 dos vencedores, dois Lancia Lambda Spider Tipo 221 também estavam no pódio: Gianmario Fontanella e Annamaria Covelli precederam Andrea Belometti e Gianluca Bergomi. A melhor equipe inteiramente feminina foi formada por Silvia Marini e Irene Dei Tos a bordo de um Bugatti T 40 de 1929, que conquistou a Copa Ladies' e terminou em vigésimo sétimo lugar na classificação geral.

Você pode conferir a classificação final aqui: https://1000miglia.it/crono/2023/

Press Mille Miglia